A importância de uma boa embalagem

Barbara Rodrigues / março 10, 2020

Você sabia que um bom design de embalagem tem o poder de transformar um simples produto em um objeto de desejo?

Segundo a pesquisa da Two Sides Brasil, realizada em 2019, as embalagens influenciam a decisão de compra em cerca de 99% dos casos. Com isso vemos que, quando devidamente aplicada, as embalagens e suas inovações produzem resultados tangíveis nas empresas. Que vão desde maior visibilidade, aumento de vendas, até a fidelização do consumidor.

Elas servem como a voz da marca, pois comunicam os benefícios, a categoria e a proposta de venda ao seu público. Mas uma embalagem não é só design, ela é muito mais do que isso!

As maiores tendências deste setor são as inserções de elementos interativos que permitem uma conexão mais direta entre o consumidor e a marca: links de desconto exclusivos, QR Code, interações 3D, entre outros. Estas são ferramentas importantes que geram novas oportunidades de marketing capazes de impulsionar o engajamento digital e, consequentemente, as vendas.

Cada mínimo detalhe de uma embalagem, dentro de um planejamento estratégico, tem a capacidade de intensificar o impacto do produto nas gôndolas das lojas e dos supermercados.

Ao mesmo tempo, temos um consumidor que exige cada vez mais transparência das marcas quando busca a fidelidade do produto com sua publicidade, sinceridade em suas estratégias sustentáveis e, inclusive, até onde vai a responsabilidade social da empresa que cria aquele produto que ele quer consumir. Tudo isso tem direcionado a indústria de embalagens a um aperfeiçoamento cada vez mais constante de materiais e tecnologia a fim de atingir esses novos padrões e desejos do consumidor.

Desta maneira, as tendências globais de embalagens para a próxima década são o Refil, o material reciclável e a “Embalagem Responsável” – prática que ensina questões simples como reutilização e reciclagem, que podem ser realizadas diretamente pelos consumidores.

Uma coisa é certa quando o assunto é embalagem: independentemente de qual material sua empresa utilizará nos produtos, o zelo com cada detalhe importa!

SHARE

Leave a Reply